terça-feira, 24 de março de 2009

Sem Eu

Hoje quem vai falar é alguém que não tem nome.
Tudo bem sou eu. Mas sou eu que não sabe ser tão comportado, um ser sem remédio e manual de instruções. Sou eu do lado da costura, do alinhavo.
Existe sim, e está vivo um alguém que não sou, e me perturba, me chateia, me azucrina. Ele vem de uma daquelas casas remotas do meu mapa astral confuso. Irreverente, audacioso, sem medida, vive a se misturar com o que há de mais indomável em mim. Faz arruaça na ordem, no silêncio. Grita. Ele gosta do porão astral das casas do meu zodíaco. Tenho paixão por ele - devo confessar - com aquele jeito sem medo, que me diz: - o que é que há Cristiane, o que é que há...
Sim, ele gosta de repetir as frases e me chamar de Cristiane, para não me deixar na dúvida, de que é a minha vez de entrar em cena, e  para me acordar da letargia da vida bem acabada. Ele não tem um pingo de paciência, ele não tem nenhuma decência.
O meu não-eu é simples. O meu não-eu não tem histórias, tem atitudes. Vivo, cético, abusado. Ora feliz, ora colérico.  Anda a bagunçar tudo em volta, a fazer redemoinhos no meu estômago, a me incomodar - querendo minha voz em tom mais alto.
O meu não-eu não é educado. Está com raiva. Anda a revirar mesas e a quebrar vidros, os objetos frágeis dentro mim. Destrambelhado e arredio, passa muito tempo a me desarrumar. É ele quem não gosta de ponto final nas frases, tem horror às vírgulas, e tem enjoos com as reticências - estas, nem em pensamento. O ponto e vírgula acha charmoso porque quase ninguém sabe usar, pontuação com um quê de incógnita. Sim, ele gosta dos mistérios, mas não apenas para apreciar, é para mergulhar, mergulhar, até o fim. Até dizer chega.
O meu não-eu não se intimida, a vida é uma farsa sem mentiras, uma brincadeira séria e sem remorsos. O meu não-eu me ama e quer tomar conta de mim. E eu até que deixo às vezes, e logo depois me arrependo. Ele me diz para não ter medo. Que eu seja como ele: valente, sem mágoa, sem ilusão.
Serei.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito, muito, muito bom! Vc se supera...

Anônimo disse...

Demais!!!bjo Cris Braga