sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Banho, Ginastica e Café Preto

Outro dia me falaram de três coisas realmente essenciais - fora o dinheiro - este luxo básico. A menina, amiga de uma amiga, eu nunca mais encontrei mas a nossa identificação, que fez a noite valer a pena, começou com uma frase dita por ela na mesa do bar: - três coisas são importantíssimas na vida - banho pela manhã, ginástica e café preto. Sabedoria budista.

Sempre tentei praticar mas ainda não tinha esta clareza. E a clareza da menina me encantou. Eureca. Eu preciso da clareza de saber e de praticar. A paz de saber exatamente o que se quer, o que se necessita, o que se deseja. Três questões também fundamentais. Desejo, necessidade, querer. O tripé da confusão faz o terror na cabeça do ser humano que não se organiza na empreitada de viver. Quando minha nova amiga, entre o segundo ou o terceiro chopp, fez a revelação sobre suar o corpo, acordar o corpo e ligar a mente, roubei para minha vida a idéia de manter tal disciplina de modo a ser o remédio para acalmar o louco que mora em mim. O remédio é a clareza de todos os dias - banho de manhã, ginástica e café preto - é o saber sobre si.

Édipo Rei já nos disse tragicamente: - saber é poder. Édipo se torna escravo da arrogância, que não o deixa ver a realidade. Mata o pai, dorme com a mãe, enlouquece, fura os olhos, se auto flagela. Tirésias, o cego vidente sabe, prevê. O Rei a ele se rende.

Toda a estrutura do direito e da justiça nasce a partir desta frase. Saber é poder. O conhecimento dos fatos gera o poder mas a tragédia continua dentro da gente. Parece que não aprendemos que, do mesmo modo, o saber das emoções nos torna donos de nós.Poderosos em nosso reino interior.
Sobre o louco que mora aqui dentro, meu Édipo-Rei moderno, muitas são as histórias, fica para outro dia. Ele é o ser que carrego por aí. É o meu eu confuso, mimado, desesperado, por vezes irônico, medroso, que tem medo de si e dos outros. O meu eu, espécie de não eu - muito eu - que nem sempre tem a clareza sobre - querer, necessitar, desejar. No entanto, protejo e amparo, o meu eu louco. E subitamente - certos dias e certas noites deixo que ele me tome - quando estou cansada de pensar, cansada de ter certezas, entediada com a minha falta de coragem para ser feliz na vida.

Nenhum comentário: